Construa sua Estratégia de Marketing Data-driven em 6 Etapas

Você já sabe que o fim dos cookies de terceiros se aproxima. A Google e outros navegadores estão eliminando essa ferramenta em resposta a preocupações crescentes com a privacidade.

Nesse sentido, o futuro das estratégias de marketing está pautado para o uso dos dados próprios, que oferecem vantagens que superam a utilização dos cookies de terceiros e são mais respeitosos à privacidade dos nossos usuários. 

Dessa forma, simplificamos a você como realizar essa transição e prosseguir impulsionando resultados e seguindo estratégias inteligentes. 

Transforme Dados em Insights Poderosos

Além de serem altamente compatíveis, os dados próprios são um diferencial estratégico, pois são exclusivos e de propriedade da sua empresa. Você tem infinitas oportunidades de analisá-los, inseri-los em diferentes modelos de medição para marketing e usá-los para criar campanhas altamente segmentadas.

Vejamos três casos de uso para dados próprios.

Crie seus perfis de clientes ideais

Como empresa, é importante descobrir quem compra seus produtos e como obter mais desses clientes, sendo interessante a construção de perfis de clientes ideais (ICP). Os dados próprios ajudam você a entender:

      -Para quem você deve comercializar e vender

      -Quais fatores incentivam esse cliente a comprar de você

      -Quanto tempo dura o caminho entre um cliente ouvir falar de você e fazer uma compra

      -Como você pode aumentar o valor dos nossos clientes existentes

Por exemplo, em um contexto B2B, onde os ciclos de vendas são longos, identificar leads que correspondem ao ICP garante que os esforços de marketing e vendas se concentrem em clientes potenciais com maior probabilidade de conversão.

Sua medição de marketing é otimizada?

Tradicionalmente, a análise preditiva baseada em dados de terceiros era um passo à frente de um tiro no escuro — amplamente dependente de tendências amplas de mercado. Os dados próprios oferecem uma linha direta com o consumidor — aumentando a precisão de suas previsões. Além disso, ajudam a melhorar a precisão do modelo e permitem que você siga e direcione em todos os canais, respeitando as diretrizes de privacidade impostas e evitando assim, multas e penalidades.

Campanhas altamente direcionadas com  APIs de conversão

APIs de conversão, oferecidas por plataformas como Facebook e Google, permitem que você envie seus dados de conversão próprios para as plataformas para que elas possam otimizar as campanhas para você. Usar APIs de conversão ajuda você a:

     -Realizar campanhas de marketing personalizadas: como os insights, advindos dos dados próprios, sobre os interesses e comportamentos do seu público quando usados ​​com APIs de conversão, você pode criar campanhas altamente personalizadas que conversam diretamente com seu público

     -Os dados próprios são coletados diretamente de seus clientes com o consentimento deles, usá-los com APIs de conversão garante que sua publicidade esteja em conformidade com a privacidade e os regulamentos.

6 etapas para construir uma estratégia de dados próprios

Etapa 1: Qual o seu objetivo final?

Você deve tomar cuidado para não focar apenas nos resultados imediatos. Considere como os dados próprios impactarão seus objetivos de longo prazo. Para isso pense: 

  1. Quem são seus clientes e o que eles precisam?
  2. Como sua estratégia de dados pode evoluir à medida que sua empresa cresce?
  3. Qual é o seu maior desafio agora? 
  4. O que acontece quando resolvemos esse desafio? 
  5. O que o seu histórico de dados nos diz?

Depois de identificar uma meta final — seja encurtar os ciclos de vendas ou otimizar suas taxas de conversão — você pode passar para o próximo passo. 

Etapa 2: Quais dados você deseja coletar? Identifique-os.

O segundo passo é identificar dados que traduzem sua meta. Para entender quais dados incluir, pergunte a si mesmo:

  1. Quais dados se tem atualmente? 
  2. Quais são as lacunas de dados? Onde estou trabalhando  com suposições X fatos?
  3. Onde uma análise histórica é insuficiente e o que é preciso para complementá-la?

Etapa 3: Quais os seus recursos internos? Faça uma avaliação.

É importante avaliar seus recursos internos, ou seja, os talentos e capacidades tecnológicas da sua empresa, para ver se há alguma lacuna. Responda essas perguntas:

     -Sua infraestrutura de dados atual oferece suporte à integração e análise de dados em escala?

     -Você tem um data warehouse ou data lakes?

     -Você tem as habilidades internas para gerenciar suas necessidades de dados?

     -Sua equipe de marketing tem um especialista para cuidar dos dados de marketing?

Depois de fazer isso, você terá uma melhor compreensão da alfabetização de dados da sua empresa .

Etapa 4: Você coletou seus dados?

Ao identificar os dados que você precisa, garanta que você considere a segurança dos dados de marketing e siga as melhores práticas. Isso ajudará você a construir confiança com seus clientes e proteger seus dados.

  1. Quais dados do cliente seriam mais relevantes para o caso de uso?
  2. Como se fará a coleta desses dados? 
  3. Como esses dados serão armazenados?

Etapa 5: Seus dados estão aprimorados? Combine-os com outros dados (para análise e segmentação)

Para bons resultados, é importante conectar dados relevantes para insights acionáveis, ​​distinguindo estratégia de uma visão geral.

Depois de identificar quais dados conectar, você precisa de ferramentas confiáveis ​​que se integrem à sua pilha de tecnologia, para gerar o maior ROI em seus gastos com marketing.

Ao avaliar ferramentas para conectar dados, pergunte:

  1. Onde está meu conjunto de tecnologias atual e quão propenso ele é a erros?
  2. Até que ponto a automação é possível com as ferramentas atuais da minha empresa?
  3. Quais lacunas de recursos é preciso preencher para gerar insights que posso usar?
  4. Que nível de suporte e treinamento é oferecido pela minha equipe de conexão de dados?

À medida que suas necessidades de marketing evoluam (e elas evoluirão), você precisará de mais suporte e personalização para aproveitar ao máximo seus dados próprios. 

Ao conectar dados relevantes, você também precisa remover intencionalmente pontos de dados que podem distorcer os resultados. Um exemplo disso é uma remoção que deve ser feita por uma empresa X, para remover dados comportamentais do início da COVID, porque eles representam uma anomalia. 

Etapa 6: Você está checando e monitorando?

Uma estratégia de dados first-party não é definida e esquecida. Ela requer otimização e governança constantes. Conforme sua empresa cresce, você precisará adaptar sua estratégia. Além disso, a governança de seus dados de marketing é uma ação fundamental.

Nesse sentido, isso envolve auditorias de dados regulares para garantir que os dados coletados sejam relevantes e  compatíveis com a privacidade de seus clientes e também sigam as práticas de governança da empresa.

Armazenando dados: Plataformas dos clientes vs. Data Warehouses

Além dos dados do cliente, um data warehouse pode armazenar dados de outras fontes internas e externas, incluindo dados de publicidade, produtos e transações. O principal benefício de usar um data warehouse é a propriedade dos dados.Logo você será dono e terá controle sobre seus dados.

Por outro lado, os CDPs se concentram em dados do cliente, o que pode ser muito restrito para uma estratégia abrangente de dados próprios.

A melhor maneira de armazenar dados próprios é usando um data warehouse. Com ele, você terá mais recursos de análise para gerenciar e transformar seus dados.

 Por exemplo, você pode segmentar seu público da maneira que quiser, visto que você terá uma única fonte para todos os seus dados e garantirá que eles estejam em conformidade com suas políticas de governança.

Melhores práticas para coleta de dados próprios

As melhores práticas para criar uma estratégia confiável de dados próprios se resumem à confiança,transparência, troca de valor, privacidade e qualidade. 

Transparência

Ser transparente ao coletar dados próprios ajuda você a construir confiança com seus clientes. É tudo uma questão de respeitar a privacidade e os dados deles. Seja aberto sobre:

      -Quais dados você coletará;

      -Onde você armazenará os dados e como os manterá seguros;

      -Como você usará os dados.

Troca de valor

Mostre para seus usuários como seus dados retornam para beneficiá-los. Demonstre, por exemplo, o funcionamento de recomendações personalizadas e ofertas personalizadas. Em um cenário de preocupações elevadas com privacidade, ajude seus clientes a se sentirem à vontade comunicando-se proativamente.

Segurança e privacidade

Garanta aos clientes que você lidará com os dados deles com segurança e em conformidade com os regulamentos de proteção de dados.

      -Estabeleça políticas e procedimentos claros de privacidade de dados e exiba-os para seus visitantes. 

      -Obtenha o consentimento dos clientes quando estiver coletando dados e diga a eles como você os usará. 

      -Agende um tempo para aprender e criar estratégias para mudanças nas políticas de privacidade e conformidade.

Garanta a qualidade e a precisão dos dados

Sempre cheque e se atualize se seus dados são precisos, confiáveis ​​e atualizados. Dados incompletos ou inconsistentes podem lhe dar insights inúteis — ou pior, tendenciosos.

Para fazer isso, crie um sistema para governar os dados de marketing que você gera e armazena. Em seguida, audite regularmente esse sistema para garantir que ele remova itens duplicados, padronize formatos e sinalize ou preencha informações ausentes.

 

 

Esse post foi publicado em outubro de 2024

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