Aprenda a utilizar melhor a ferramenta, para aumentar a performance das suas estratégias de marketing.

A Avantare preparou um curso de Analytics inteiramente gratuito dividido em 9 aulas por e-mail sobre como utilizar o Google Analytics para melhorar seus resultados.

O curso começa falando sobre a importância das métricas, seus desafios e como isso pode melhorar o marketing da sua empresa. Com ele você poderá entender também como as pessoas encontram seu site em meio aos outros, entendendo também sobre os termos e definições mais usados no Google Analytics

Outro ponto de grande importância, trabalhado no curso, é entender a performance de cada canal de marketing, para decidir qual deles se encaixa melhor no objetivo a ser alcançado e na performance esperada.

Entendendo como usar o Google Analytics

Uma vez que você estiver familiarizado com esses relatórios e o que está sendo automaticamente rastreado, você também será capaz de adicioná-los em suas campanhas de marketing personalizadas.

O Google Analytics permite que você possa medir as suas iniciativas de marketing customizadas, como as campanhas personalizadas, o que permite que você tenha uma maior clareza em seus relatórios a fim de entender como as pessoas se comportam quando encontram o seu website. Também mostramos como é possível avaliar a performance das campanhas e das conversões, definindo metas a serem atingidas.

Além disso, você também aprenderá a entender o engajamento  nas redes sociais, entendendo melhor o trafego que acontece nelas, ganhando uma visão geral e mais clara do que acontece. A partir disso também ensinamos como identificar quais os conteúdos mais atraentes e valiosos para o publico que você deseja alcançar, através de ferramentas como a taxa de rejeição e informações sobre o desempenho usando o valor da pagina.

Algumas utilizações do Google Analytics

1. Monitorar as atividades do visitante
2. Avalie a popularidade do navegador da Web
3. Compreender o fluxo de visitantes
4. Localize páginas de salto
5. Usuários móveis vs Desktop

E isso é apenas o começo. O Google Analytics é uma ferramenta extremamente versátil que pode ser utilizada para uma infinidade de objetivos. O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.

Além disso, o Google Analytics conta com uma versão profissional paga, que pode ser interessante após a realização do curso:

Google Analytics 360: os recursos que valem o investimento

Certificação no Google Analytics

A partir do momento que você achar que já está dominando a ferramenta, o próximo passo será conseguir o certificado do Google Analytics. Obter o certificado do Google pode ser um ótimo ponto de partida não só para testar os seus conhecimentos, mas também para se destacar no mercado.

O exame do GA é gratuito e você tem uma hora e meia para conclui-lo. Ao todo, são 70 perguntas e você precisa acertar pelo menos 56 destas para passar. As questões não tem pegadinhas e não há dificuldade para quem estudou e colocou os ensinamentos em prática. Uma vez que você passou, terá o certificado válido por 18 meses.

Aqui está um resumo rápido do exame:

  • Gratuito
  • 90 minutos
  • 70 perguntas
  • Acertar 80% para passar
  • Válido por 18 meses

O que você verá no curso de Google Analytics

O objetivo principal desse curso é que você possa tirar o melhor proveito do Google Analytics e suas ferramentas, de forma aumentar o desempenho e a performance da forma que melhor se encaixa no perfil da sua empresa.
Um breve resumo do que você verá nesse curso grátis de Google Analytics:

  • Entender como as pessoas encontram seu site;
  •  Descobrir a performance dos canais de marketing;
  • Saber qual é a performance das suas campanhas;
  • Usar URLs para mensurar mídias;
  • Taguear as campanhas de email;
  • Medir as redes sociais;
  • Conhecer a nomenclatura usada nos relatórios;
  • Tirar o melhor proveito do Google Analytics
Capturar
Esse post foi publicado originalmente em abril de 2017 e revisado e atualizado pela última vez em novembro de 2020

Tag: , ,

Conteúdos Relacionados

Consultoria Google Analytics
Consultoria Google Analytics: Como escolher a melhor empresa

Seus dados são um ativo importante para a sua empresa. Mas para isto é necessário saber como coletá-los e interpretá-los. Escolher a empresa de consultoria certa e utilizar as ferramentas mais indicadas é indispensável. Uma boa consultoria de analytics irá te ajudar a focar nas métricas certas, identificar problemas e traçar estratégias mais eficientes para melhorar os resultados de seu negócio.

Google Analytics 360: os recursos que valem o investimento

Para muitos, o Google Analytics 360 é um sonho a ser alcançado. Entretanto, é importante conhecer suas características e funcionalidades para entender o retorno que se pode obter com o uso desta ferramenta incrível. É importante também ressaltar que  a maioria dos usuários falha ao minimizar os recursos da versão gratuita e assume erroneamente que...

Leia mais

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312