Qual é a melhor maneira de chamar a atenção dos consumidores atualmente? Resposta: Google AdWords e Facebook Ads.

Em questão de minutos, você consegue mostrar seu anúncio para as pessoas certas e começar uma transação, com qualquer uma das duas ferramentas. O problema é que ambos podem ser caros e podem trazer resultados indesejados.

As empresas tendem a configurar suas campanhas de forma incorreta, com as metas erradas em mente acabam falhando e culpam a plataforma.

Na verdade, não é culpa da empresa, mas sim do uso errado de cada plataforma, para conseguir determinado resultado.

Antes de decidir entre Facebook Ads ou Google AdWords, é melhor saber para quais situações cada ferramenta é melhor, e como usar seus serviços pode ajudar você a atingir seus objetivos.

Conhecimento de marca ou conversão?

Se é sua marca tem como objetivo se promover e aumentar a base de consumidores, o Facebook Ads é a ferramenta certa. A eficácia da plataforma vai depender do tipo de objetivos a empresa tem.

Se é uma empresa de ecommerce, por exemplo, ela pode esperar que o Facebook Ads aumente a conversão. Porque se a empresa oferece um serviço, o Facebook Ads é mais eficiente e tem um aumento maior de conhecimento da marca.

Como seu negócio pode atingir seus objetivos com Facebook Ads?

O que é necessário quando se tenta promover o negócio através do Facebook Anúncios:

  • Foque em aumentar o conhecimento de marca: Os anúncios de Facebook são passivos. Eles aparecem sem que os usuários estejam procurando por um produto ou serviço. Então o foco deve ser em aumentar o conhecimento da marca, e não, necessariamente, aumentar a conversão.
  • Faça com que seu anúncio seja visual: O Facebook tem uma política de preferência de anúncios que tenham mais imagem que texto. Se o texto ocupar mais de 20% do anúncio, ele terá pior desempenho do que um outro anúncio que tem até 20% de texto.
  • Adicione um atrativo: Ofereça algo que faça com que o consumidor queira clicar no seu anúncio. “20% de desconto, último dia de oferta, compre 1 e leve 2, esses são alguns slogans que podem ser usados para encorajar com que o usuário clique no seu anúncio. Mas também não se esqueça de ser criativo.
  • Segmente um grupo específico: o Facebook coleta muitos dados dos seus usuários – Nome, idade, localização e muitos outros. Então a sua empresa pode usar esses dados demográficos para segmentar os produtos e serviços oferecidos para atingir a audiência certa.

Essas dicas vão assegurar que o seu anúncio tenha sucesso no facebook.

Conversões

Ao contrário do Facebook Ads, o AdWords funciona com eficácia nesse quesito, porque as pessoas já estão procurando por algo que elas precisam. As empresas não precisam aumentar o conhecimento de marca para tentar vender um produto ou serviço.

Por exemplo, você precisa de um encanador, com certeza você vai no Google pra procurar se tem algum perto de você e não esperar que venha um anúncio de um encanador na sua timeline do Facebook.

O Google AdWords funciona bem para serviços. Isso porque o consumidor está procurando pelo serviço e não o serviço procurando pelo consumidor. Isso significa que tem maiores chances de resultar em uma conversão, do que usando um anúncio passivo como no Facebook Ads.

Trazendo tráfego relevante

O anúncio nem sempre leva a uma conversão, mas o AdWords ajuda a trazer tráfego relevante para a sua landing page. No entanto, é importante se assegurar que o tráfego de fato é relevante, para que a campanha permaneça com um custo eficiente e trazendo lucro e não prejuízo.

AdWords é uma plataforma onde você paga por clique, então você vai acabar pagando mesmo não revertendo em vendas. Por isso é tão importante sempre testar e medir se as campanhas estão realmente valendo a pena.

Medir a campanha significa que você pode ter uma campanha com um custo efetivo. Com o AdWords você só paga se alguém clicar no seu anúncio, e você determinar o quanto você deseja gastar.

No entanto, isso significa que é importante monitorar suas estatísticas. Existem algumas métricas que são importantes para medir, incluindo:

  • Taxa de cliques: esta é uma métrica chave a ser medida. Isso ocorre porque determina seu Índice de qualidade e permite que você saiba se seus anúncios são atraentes para clientes em potencial. Como o nome sugere, essa métrica mede quantas vezes as pessoas clicam em seu anúncio. Remover ou modificar anúncios com uma baixa taxa de cliques.
  • Nota de qualidade: cada uma das palavras-chave receberá uma nota de qualidade. Isso é usado para determinar o ranking do anúncio e quanto você paga. Mede a relevância das palavras-chave, da página de destino e dos anúncios para as pessoas que visualizam o seu anúncio. Se você tiver uma pontuação de qualidade baixa, significa que você precisará alterar sua campanha ou palavras-chave.
  • Taxa de conversão: este número vai te dizer quantas vezes alguém clicou no seu anúncio e resultou numa conversão. Isso pode ser calculado dividindo o número total de conversões pelo número de cliques de anúncios dentro do mesmo período de tempo.
  • Palavras-chave: as empresas devem monitorar regularmente suas palavras-chave para garantir que eles estão gastando dinheiro com as palavras corretas. Você deseja garantir que elas sejam as palavras certas para descrever seu produto ou serviço.

Você pode usar ferramentas como o Google Analytics para medir suas métricas e garantir que sua campanha do AdWords está no caminho certo.

Cada mercado é diferente

Não há uma situação específica em que uma plataforma é melhor sobre a outra. É importante que as empresas analisem suas opções e conheçam seus objetivos antes de escolherem ou Facebook Ads ou o Google AdWords. Depois de delinear seus objetivos e iniciar sua campanha, certifique-se de sempre medir e acompanhar suas campanhas, a fim de garantir que a campanha ainda está funcionando.

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