O que é e-mail marketing? É simples, mandar e-mails automatizados para uma base de inscritos interessados nas suas promoções e conteúdo. Ou será que o e-mail marketing envolve algo mais?
Muitos profissionais de marketing, questionados sobre qual era a principal recompensa do e-mail marketing, responderam que é a conversão, a principal recompensa.
Mas a conversão não depende apenas do e-mail marketing. Temos que levar em consideração a jornada do cliente por completo, incluindo os canais por onde o consumidor passa até enfim realizar a compra.
E-mail é apenas o veículo que leva o tráfego até o ponto de conversão.
Quando a definição de sucesso é a conversão – não importando se a conversão para o download, para a compra ou para o registro – o e-mail marketing depende de outros canais para ser otimizado. E assim, se tornar um canal bem-sucedido.
Não importa o quão bem feito, escrito, testado e otimizado o seu e-mail é. Se ele leva o tráfego para uma landing page que não tem uma boa performance, você não irá conseguir as conversões que tanto deseja.
Então para conseguir aumentar o número de conversões é necessário otimizar não só os e-mails, mas também outros canais como as landing pages, os anúncios pagos por clique e o processo de remarketing do abandono de carrinho.
Anúncio Pago por Clique
Anúncios PPC são fáceis para fazer testes A/B e otimizar: as vezes, fáceis demais. Porque, muitas vezes, os profissionais de marketing esquecem que o importante é facilitar a jornada do cliente para que ele chegue ao final do funil de conversão.
Vamos ver um exemplo:
Esse anúncio por exemplo: anuncia uma promoção e o link redireciona para uma landing page, mas essa landing page não faz nenhuma referência ao anúncio. Então o cliente fica perdido e acaba saindo da página.
Landing Pages
Existem 3 passos para a jornada de conversão dentro do próprio e-mail:
- Conseguir que os inscritos abram o e-mail
- Conseguir que os inscritos cliquem no e-mail, levando para a landing page
- Conseguir que os inscritos sigam até o final do funil de conversão na landing page, para o objetivo final.
Não importa o quão chamativo e relevante é o seu assunto ou o quão bem otimizado é o seu e-mail, se a landing page para onde o seu e-mail direciona, não tem uma boa performance.
E se a landing page estiver desconectada do que está sendo promovido no e-mail, você terá uma grande taxa de cliques, mas terá uma taxa muito pequena de conversão.
Abandono de carrinho e remarketing
Já estamos familiarizados com o e-mail de recuperação de carrinho. E analisando uma típica jornada do cliente nós temos os seguintes números:
100% entra no site;
70% abandona;
20% dos e-mails das pessoas que abandonaram são capturados;
20% desses que receberam o e-mail de remarketing: convertem.
E se estamos interessados ??em maximizar a recuperação de carrinho devemos testar e otimizar esses e-mails para garantir que estamos convertendo o número máximo carrinhos abandonados, nesta fase do processo de recuperação.
Mas também devemos dar atenção ao estágio anterior ao e-mail de remarketing: a captura dos e-mails. Esse processo envolve rever a jornada de compra e identificar potenciais barreiras para a conversão.
Fonte:
https://blog.kissmetrics.com/email-marketing-customer-journey/
Tag: jornada do cliente