Veja como é possível otimizar suas análises estratégicas através de relatórios inteligentes e da rápida integração entre diversas plataformas!

Com os laços entre empresas e consumidores cada vez mais estreitos, o uso de analytics para entender o comportamento desses clientes se tornou uma prática obrigatória. Neste cenário, o domínio das métricas de plataformas de analytics (ex: Google e  Analytics) e uso de redes sociais (como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads – entre muitas outras), se tornou indispensável. Esta abordagem permite uma melhor compreensão dos comportamentos de uma forma mais holística, possibilitando definir estratégias desde a atração, conquista, conversão e pós-compra. Saiba mais sobre como estruturar um plano de marketing aqui: Conheça os 5 ingredientes de um plano de marketing digital de sucesso.

Neste artigo, apresentamos uma ferramenta que vem facilitando a integração de dados com tantos canais, o Supermetrics.

O que é Supermetrics?

Basicamente, a ferramenta funciona como um conector, integrando diversas plataformas de mídia (mídia paga ou não), a ferramentas de analytics(Google Analytics) e a repositórios de dados ou planilhas, como: Google Sheets, Google Data Studio, SnowFlake, Excel, entre outros. O que possibilita a gestão de métricas de pré-clique (custo, CTR etc) gerando uma visão completa das ações de comunicação em canais próprios, adquiridos e pagos. A ferramenta é  extremamente útil na otimização de tempo ao diminuir o trabalho necessário para integração dos relatórios a diversas fontes de dados,. A automatização da transferência dos dados captados por tantas plataformas para apenas uma mídia integrada elimina boa parte do trabalho manual, reduzindo horas de trabalho desperdiçadas, além de minimizar a chance de erros.

Supermetrics e DataStudio e templates

Com o Supermetrics fica muito mais fácil construir o seu Dashboard. Com os templates oferecidos pela ferramenta, em questão de minutos você pode ter seus dados organizados e prontos para uma análise. Atualmente o Supermetrics conta com templates para Adobe Analytics, Google Adsense, Ahrefs, Facebook Ads, Google Ads, Google Analytics, Instagram Insights, LinkedIn Ads, e muito mais. Confira abaixo alguns dos templates disponibilizados pela ferramenta.

Templates disponibilizado pelo Supermetrics

Template Supermetrics Facebook Ads

Template Facebook Ads no Supermetrics
Template Facebook Ads no Supermetrics

Template Supermetrics Google Ads

Template Supermetrics Google Ads

Template Supermetrics Google Analytics

Template Supermetrics Google Analytics
Template Google Analytics no Supermetrics

Demais Supermetrics templates

– Template Supermetrics Adobe Analytics

- Template Supermetrics Adobe Analytics
Template Adobe Analytics no Supermetrics

– Template Supermetrics Instagram Ads

- Template Supermetrics Instagram Ads
Template Instagram Ads no Supermetrics

– Template Supermetrics Microsoft Advertising Report

- Template Supermetrics Microsoft Advertising Report
Template Microsoft Advertising no Supermetrics

– Template Supermetrics Youtube Ads

- Template Supermetrics Youtube Ads
Template Youtube Ads no Supermetrics

Integração do Supermetrics com Google Analytics

Principal ferramenta utilizada para mensurar e avaliar o comportamento de seus clientes dentro do site da sua empresa, o Google Analytics é, atualmente, indispensável para qualquer empreendimento. Fornecendo um panorama completo, o Google Analytics fornece insights sobre como otimizar seu site, o desempenho de marketing, de seus produtos e muito mais.

Se apresentando como a forma mais fácil e prática de enviar seus dados para qualquer plataforma, o Supermetrics promete uma conexão simples e eficiente entre o Google Analytics e diversas outras ferramentas, como o Google Sheets, Google Data Studio, SnowFlake, Tableau, e muito mais! Outro ponto interessante é que você terá os dados, sem amostragem, e obter todas as métricas e dimensões que precisar.

Supermetrics e Adobe Analytics

Capaz de fornecer tanto dados quanto insights sobre o comportamento dos clientes, o Adobe Analytics fornece desde o rastreamento básico de web, a análise preditiva de dados, permitindo encontrar padrões e prever o comportamento futuro desses clientes.  Hoje, uma das melhores ferramentas do mercado ao lado do Google Analytics 360.

Através do Supermetrics é possível unificar dados de todas as plataformas da Adobe em um único relatório, incluindo relatórios de tráfego, visualizações, mobile e estatísticas de ecommerce. Através do Supermetrics para Adobe Analytics você também poderá combinar dados de múltiplas campanhas em um único relatório, utilizando filtros, arranjos e a segmentação que melhor atender aos seus objetivos.

Supermetrics e Ferramentas de SEO

SEMrush – Um dos melhores softwares pagos focados em SEO do mercado, o SEMrush oferece uma análise detalhada sobre as principais palavras chave para o seu site. Expandir o tráfego orgânico não é uma tarefa fácil, mas com os insights do SEMrush, o processo fica bem menos custoso. Por se tratar de um software pago, ao utilizar o SEMrush junto ao Supermetrics é preciso possuir uma conta API e a inscrição no próprio SEMrush. Utilizando um sistema Query, o SEMrush oferece o tipo de relatório adequado para o seu negócio. 

Ahrefs – criada em 2011, a Ahrefs é uma ferramenta indispensável para uma boa estratégia de SEO, capaz de realizar uma análise avançada de domínios. Inicialmente focada na análise de backlinks, atualmente possui diversas funcionalidades, como a análise de link building, content e keyword explorer, e muito mais. Através do Supermetrics é possível agregar dados sobre seu perfil de backlink, domínios de referência, etc; a uma plataforma de análise de dados, como o Google Analytics ou Google Search Console. E o mais importante, já formatado e pronto para uso. 

Moz – Uma das mais importantes plataformas de SEO do mercado, a MOZ é uma plataforma extremamente completa que permite a análise de SEO de uma página e fornece insights sobre como melhorá-la. Contando com uma extensa gama de funcionalidades, a plataforma conta com sugestões e análises de links, keywords, fresh web, etc. Com o Supermetrics você poderá utilizar diversos filtros, e segmentações, de acordo com o que for mais útil para seus objetivos. Além disso você ainda pode combinar dados obtidos através do Moz com sua plataforma de análise de dados, ads e social media.

- Template Supermetrics Youtube Ads
Template Ahrefs no Supermetrics

Integração Supermetrics com Google Ads

Google Ads Pesquisa – A plataforma de anúncios do Google, responsável pelos links patrocinados na maior plataforma de busca do mundo. Através deste serviço, os links são exibidos no topo do buscador, alcançando assim o público desejado, no momento certo. É uma ferramenta indispensável para qualquer empresa atualmente. Capaz de unificar dados de diversas contas, o Supermetrics conecta todas as informações em apenas um relatório, além de possibilitar a integração com as demais plataformas criando um relatório “cross-channel”. 

Google Ads Display  A Rede de Display do Google é um conjunto de sites associados a Google que recebem publicidade paga em seus websites através do Google Ads. Através dela é possível divulgar campanhas de forma segmentada, auxiliando na captação de leads qualificados e cortando custos de divulgação. Através do Supermetrics você recebe uma visão completa dos dados fornecidos pela plataforma, auxiliando na construção de relatórios utilizando dados de SEO, redes sociais, analíticos de web, e muito mais. 

Youtube – Principal plataforma de vídeos, o Youtube é, atualmente, o principal meio de comunicação para campanhas de audiovisual. Contando com uma plataforma integrada ao Google Analytics, o Youtube Ads auxilia na organização e divulgação de campanhas através da plataforma; Existem diversos tipos de anúncios incluindo bumper, in-stream e video discovery ads, etc. Com o Supermetrics será possível obter relatórios completos, organizados e já prontos para uso, e além disso, integrando informações de diversas contas e canais. Não obstante, você ainda poderá combinar os dados obtidos através do Youtube Ads a outras plataformas, como o Google Analytics e Google Data Studio.

Integração Supermetrics com Facebook Ads, Instagram e outras plataformas de Social Ads

Facebook Ads (Audience Network) – O Facebook Ads é o mecanismo de marketing e publicidade da maior rede social do mundo. Através dele é possível criar campanhas e patrocinar posts para atingir uma determinada parcela do público. Não obstante, com o Audience Network você ainda é capaz de estender essa publicidade a sites externos, onde seu público pode estar, 

LinkedIn Ads – A plataforma de anúncios do LinkedIn geralmente serve a empresas que realizam negócios B2B (business to business); o que não necessariamente significa que essa seja sua única funcionalidade. Através do LinkedIn Ads é possível criar conteúdo para o feed de notícias, para as histórias (o sponsored content), anunciar na área de pesquisa e muito mais.

Twitter Ads – Seguindo a tendência de outras redes sociais como Facebook e Instagram, o Twitter também possui a sua própria plataforma de anúncios. Utilizando dados como localização, retweets e curtidas do usuário, assim como as demais redes, o Twitter Ads tem o poder de fornecer dados bastante específicos sobre o público alvo. Assim como o Facebook Insights, o Twitter fornece uma infinidade de dados sobre seus seguidores para o usuário. Através do Supermetrics é possível exportar os dados fornecidos pelo Twitter utilizando os filtros e segmentações desejados, para um único relatório.

Supermetrics e Facebook insights e outros dados de redes sociais

Facebook Insights – e com o Facebook Insights você ainda recebe informações sobre pessoas conectadas a sua página e usuários do Facebook no geral. Contanto com uma lista extremamente completa de métricas analisáveis, o Supermetrics auxilia na hora de interpretar dados fornecidos pelo Facebook, e pode ajudar na elaboração de estratégias geradas parada a página. Através de códigos simples, a plataforma disponibiliza uma lista de métricas para serem usadas junto ao Facebook Insights. 

Supermetrics de CRM e E-mail Marketing

HubSpot – Focado em aumento de tráfego e captação de leads, esse software se baseia em técnicas de Inbound Marketing para entregar o máximo de resultados com simplicidade e praticidade. Com funcionalidades como monitoramento de mídias sociais, sistema de gestão de conteúdo (CMS – Content Management System), gerenciador de leads e prospects, integração com CRM, blog analytics e muito mais; o HubSpot é uma ferramenta extremamente versátil, que gera insumos muito necessários. Contanto com dados disponíveis após 2005, o Supermetrics integra os dados de diversas contas do Hubspot, em um relatório multi-portais e permite o acompanhamento do desenvolvimento desses dados de forma gradual. 

Mailchimp – Essa ferramenta gratuita de mail marketing tem a capacidade de disparar até doze mil e-mails para uma lista de contatos. Através dele é possível elaborar templates, mensurar dados, e ainda criar integrações com suas redes sociais. Capaz de unificar dados de diversas campanhas em um único relatório, o Supermetrics oferece uma visualização completa da performance das campanhas de e-mail marketing através de métricas como estatísticas de feed, URL e reporting crawl. 

Salesforce – Essa plataforma de CRM integrada reúne empresas e clientes, oferecendo uma versão única ou compartilhada do relatório dos clientes. Imprescindível para melhor se relacionar com seus clientes, esse software vem crescendo muito entre as empresas devido a sua praticidade e segurança. Com o Supermetrics é possível integrar os dados obtidos através do Salesforce a qualquer plataforma de visualização, como o Google Sheets ou Google Data Studio, e além disso, em um formato já pronto para uso. Você pode personalizar e combinar também, deixando o relatório no formato mais prático para você. 

Template HubSpot no Supermetrics
Template HubSpot no Supermetrics

Supermetrics para ferramentas de bancos de dados

Google BigQuery –  O Google BigQuery é um data warehouse corporativo que soluciona o problema do excesso de dados para consulta e armazenamento (processo que pode acabar sendo muito caro). Ativando consultas SQL super-rápidas com a capacidade de processamento da infraestrutura do Google, o Google BigQuery te permite controlar o acesso ao projeto e aos dados de acordo com a necessidade dos negócios, como a concessão de acesso a outros usuários para visualizar ou consultar dados. Com o Supermetrics é possível exportar dados diretamente para o Google BigQuery, sem se preocupar com a manutenção desse conector ou com mudanças na plataforma. Além disso, todos os dados são criptografados, garantindo o máximo de segurança durante a transferência.

Supermetrics: qual é preço? Vale a pena utilizar a versão gratuita “free”?

Infelizmente, o Supermetrics não conta com uma versão inteiramente gratuita atualmente. A empresa disponibiliza uma versão “trial” de 14 dias, onde você pode aprender como o programa funciona e como dar os primeiros passos na integração das diversas plataformas atendidas pela ferramenta. 

Após esse período de teste, o Supermetrics oferece diversos pacotes  para atender de forma personalizada a cada objetivo. Com preços variando entre uma versão básica de  noventa e nove dólares e uma completa de duzentos e noventa e nove dólares mensais, o Supermetrics justifica seu investimento com uma entrega extremamente eficiente, um serviço simples e resultados rápidos.

Alternativas ao Supermetrics

Funnel

Com mais de 500 plataformas de dados integradas em seu portfólio, o Funnel.io ajuda a conectar todos os seus dados em um único relatório. Utilizado por marcas gigantes como Adidas, Samsung, Trivago e Skyscanner, o Funnel.io auxilia a coletar seus dados de diversas fontes, organizá-los em uma interface clara e intuitiva e conecta diversas plataformas, de diversos objetivos diferentes, como data warehouses, soluções de dashboard, planilhas e data studio. 

Infelizmente, o Funnel.io também não possui uma versão gratuita. Seus planos variam entre quatrocentos e noventa e nove dólares mensais, e novecentos e noventa e nove dólares mensais. Todos os planos contam com granulação completa de dados e integração total de plataformas, diferindo apenas na frequência de importação de dados e limite de fontes de dados. O plano mais caro conta ainda com assistência técnica especializada e um time dedicado a sua empresa.

Supermetrics: Interface Funnel.io
Interface Funnel.io

Improvado

Improvado é outra alternativa ao Supermetrics. Assim com seus concorrentes, ele permite coletar todos os seus dados de marketing em apenas um local, sincronizando com diversas plataformas e trazendo todo o conteúdo para a plataforma própria do Improvado. Além disso, o software também é capaz de exportar esses dados para ferramentas e BI, desenvolvimento ou planilhas. Desenvolvido por profissionais da área do marketing, o Improvado proporciona relatórios e dashboards prontos para uso, em tempo real. 

No entanto, diferente de seus competidores, o preço deste software é “negociável”. Com uma equipe disponível para atender a sua empresa, a plataforma promete um preço customizado para as suas necessidades, atendendo assim de forma personalizada cada cliente.

Supermetrics: Interface Improvado
Interface Improvado

Minha empresa deveria contratar o Supermetrics?

A solução apresentada pelo Supermetrics é relativamente simples, mas muito efetiva. Independente do porte de uma empresa, a utilização de ferramentas como o Google Analytics para efetuar um amplo estudo de seu cliente e público-alvo já é bastante comum e extremamente necessária para empresas que visam expandir seus negócios, tanto através de novos consumidores quando na fidelização de seus clientes. Com a utilização do Supermetrics, torna-se possível gerar relatórios claros e constantes, que aproveitam os dados coletados nessas plataformas. Além disso, a ferramenta conta com uma interface clara e intuitiva, disponibilizando templates para as principais plataformas que integra, o que torna a experiência de conectar diferentes ferramentas muito mais fácil e eficiente. Aprenda a utilizar o Google Analytics de forma mais eficiente aqui: 13 passos para você dominar o Google Analytics  

Por fim, a ferramenta ainda disponibiliza diferentes planos conforme a necessidade e preferência da sua empresa, e de acordo com as plataformas que serão utilizadas. Abordando diferentes parâmetros como número de licenças, fontes de dados. Limite de linhas por consulta, número de consultas diárias e até dados disponibilizados de hora em hora. Essa versatilidade faz com que o Supermetrics seja capaz de atender diferentes demandas, auxiliando todo o tipo de empresa a atingir os mais diversos objetivos.

Atualmente, toda empresa precisa ter um meio de interagir com seus clientes. Compreender a jornada desse consumidor, seu processo de decisão e seus hábitos de compra é uma atividade indispensável para empreendimentos de qualquer tamanho. Para tal, o uso do Supermetrics se apresenta como um método extremamente eficiente, tanto por colocar a tecnologia a favor desse objetivo, como por compreender que, cada vez mais, os clientes estão no meio digital.

Como a Avantare pode ajudar?

Trabalhamos com soluções de integração de dados que vão de dados externos (como trabalhados pelo Supermetrics) à ferramentas internas (CRM, ERP etc) que trazem conhecimento sobre o negócio, uso dos produtos e serviços,  relacionamento e comportamento de seus clientes. Traçamos uma visão estratégica unificada do uso de dados, transformando-os em um ativo para sua empresa gerar mais valor.

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