Nós, como humanos, tendemos a acreditar que se nós gostamos de algo, ele deve ter valor. Como profissionais de marketing online, nós fazemos várias pressuposições de como alguns elementos do site podem estar afetando nossas taxas de conversão.

Afinal se nós gostamos de certo elemento no design do site, então todo mundo deve gostar também, não é mesmo?

Ai se isso fosse verdade…

O fato é que você não é seu target. Então mesmo que você esteja morrendo de amores por aquela barra de navegação, você não tem ideia como esse elemento está afetando suas taxas de conversão.

Mas a boa notícia é que com simples testes você vai descobrir como os elementos do site influenciam sua taxa de conversão.

Muito alvoroço por nada?

Eliminar alguns elementos do site te dá uma boa estimativa de como esses elementos estão afetando a performance do seu site.

Se você retirar um elemento e sua taxa de conversão aumentar, aquele elemento provavelmente estava atrapalhando a sua conversão. Se sua taxa de conversão diminuir, esse elemento provavelmente estava ajudando na sua conversão.

Simples, né?

Pode ser uma ideia simples, mas faz uma grande diferença nos seus negócios.

Como determinar o valor dos elementos do seu site?

Se você realmente quer saber como elementos específicos do seu site estão afetando sua taxa de conversão, tem duas maneiras de começar: As páginas do seu site e os elementos nessas páginas.

Quais páginas são realmente necessárias?

Umas das coisas mais fáceis de testar é como sua página inicial afeta sua taxa de conversão. Sua página inicial é importante no seu processo de conversão? Ou distrai e frustra os visitantes do seu site?

Para testar isso, tudo que você tem que fazer é enviar o tráfego para outra página.

Na verdade, muitas empresas fazem isso sem nem mesmo perceber. Quando eles enviam o tráfego das campanhas para as landing pages, ao invés de mandar pra página inicial.

Quando você transfere o tráfego para a sua landing page, você está fazendo um teste A/B. A página inicial é o seu controle e a landing page é sua variante.

Adicionar ou eliminar páginas da jornada do seu cliente pode ser uma boa maneira de determinar, como diferentes páginas estão contribuindo para sua taxa de conversão.

Quais partes da sua página/site realmente importam?

Uma vez que você identificou como suas páginas estão afetando sua taxa de conversão, você pode começar a olhar elementos específicos dessas páginas. Como ,por exemplo, as imagens e os CTAs.

Para fazer esse tipo de teste, você deve criar uma segunda versão idêntica da sua página, mas com uma exceção. Sua nova página não vai ter o elemento que você quer avaliar.

E além disso você pode usar o que você aprendeu eliminando elementos para ter novas ideias de testes.

Por exemplo, se você sabe que um elemento está prejudicando sua taxa de conversão, você pode tentar eliminar ele de outras páginas também.

Da mesma forma, se você sabe que um elemento de uma página do site está realmente aumentando a sua taxa de conversão você pode tentar colocar ele em outras páginas, e ver se assim elas tem uma melhor performance.

Independente de como você usa as suas descobertas, eliminar elementos das suas páginas pode te ensinar muito sobre a sua audiência e o que ela deseja do seu site.


Fontes:

https://blog.kissmetrics.com/are-you-handicapping-your-conversion-rate/

 

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