As landing pages são criadas para otimizar a taxa de conversão e atrair mais leads para o seu negócio. O conceito de landing page é simples e direto: uma página única desenvolvida para fazer com que uma audiência específica faça uma ação.

Os profissionais de marketing usam as landing pages para fazer com que as pessoas:

  • Comprem um produto
  • Se inscrevam para baixar um e-book ou relatório
  • Peçam mais informações
  • Assinem uma newsletter

Criar uma página parece ser uma tarefa simples, não é? De fato, fazer uma página dessas não é tão difícil levando em consideração a quantidade de ferramentas para construir landing pages. Difícil é conseguir a aumentar a taxa de conversão.

Mas o que é mais complicado nesse processo é agradar o consumidor, e para isso não existe fórmula mágica. É necessário testar e ver o que se adequa melhor ao seu consumidor.

Para ajudar nessa tarefa vamos mostrar cinco áreas chaves que você pode começar a fazer pequenas mudanças, se achar que sua landing page não está convertendo tão bem quanto deveria.

1. Sinais de confiança

Sem confiança, sem vendas. Você pode estar levando o tráfego das suas landing pages como resultado de nutrição de leads. Mas tem a uma chance do tráfego da sua landing page ser formado de pessoas que não fazem a menor ideia de quem você é.

Mesmo se estiver nutrindo seus leads via e-mail e criando uma relação com eles, ainda é necessário mostrar sinais de confiabilidade no seu site para aumentar a confiança da audiência.

Testemunhos

Testemunhos é um dos símbolos de confiança mais fortes. De acordo com Nielsen, 83% dos consumidores confiam em recomendações de pessoas que eles conhecem, e 66% confiam em opiniões de consumidores postadas online.

Se todos os detalhes dos seus consumidores, incluindo o nome e a cidade, podem ser oferecidos,  vale a pena, pois a marca ganha pontos com os consumidores por ser o mais transparente possível. Porque é fácil falsificar testemunhos, e muitos consumidores online sabem disso.

Colocar visível para os visitantes comentários de pessoas que confiam na sua empresa e já investiram tempo e dinheiro nela, gera uma maior confiança na hora de fazer uma compra.

Outras maneira de adicionar social proof na sua landing page, é mostrar números de compartilhamentos em redes sociais, número de compras, inscritos e seguidores.

 

Afiliações

Caso sua empresa seja parceira de alguma grande organização ou uma pessoa ou marca influenciadora, colocar o nome ou a logo deles na sua página, cria uma afiliação na mente da audiência.

A audiência irá perceber sua marca como confiável, porque está afiliada com determinada marca ou celebridade.

Certificações de terceiros

Pode não parecer muita coisa, mas certificações deixam as pessoas mais à vontade, especialmente, na hora de fazer uma compra. Usar certificações de outros sites, órgãos verificadores ou outras grandes empresas podem ajudar, e muito, na confiabilidade.

2. Coloque o call to action (CTA) em destaque

Sua landing page tem um único objetivo: fazer com que os visitantes completem uma ação. E a única maneira de fazer com que a audiência faça a ação que você deseja é deixar 100% claro o objetivo da landing page.

Se o call to action não estiver bem visível, na parte de cima da página (above the fold), será quase impossível que as pessoas pratiquem a ação desejada.

A principal razão para isso é que a maioria das pessoas fica menos de 15 segundos em uma página da internet, o que significa que muitos nem irão descer até o final da página.

Mas não tente colocar todo o conteúdo above the fold, porque ai nada vai se destacar, apenas o que for mais relevante deve estar nessa parte da página.

Mas para o seu call to action ser efetivo, é necessário mais do que apenas a posição certa. Precisa ser atrativo.

Use palavras no imperativo

Evite usar palavras de jargão corporativo. Use a linguagem usual e palavras no imperativo, que encorajem uma ação.

Lembre-se que o call to action está falando para os seus visitantes fazerem algo. Então use verbos que inspirem uma ação como: Saiba mais, download, compre aqui, veja mais…

Coloque em destaque

Você precisa fazer com que seu call-to-action se destaque do resto das informações mas ao mesmo tempo se comunique com o design da landing page.

Deixe pessoal

Evite usar frases muito genéricas no seu CTA como ‘comece hoje’, ao invés disso você pode colocar: Comece hoje o seu teste.

3. Remova a possibilidade de sair da página

Navegação simples e links são ótimos para usar no seu website porque ajuda a expandir os conceitos e no deslocamento dos visitantes pelo site. Mas isso não se encaixa na landing page.

A landing page é o destino.

Você não quer que seus visitantes saiam do final do seu funil. Remova a navegação da sua landing page e evite adicionar links no seu conteúdo, ao máximo.

Também é recomendável, adicionar um overlay de fuga, que vai aparecer quando o visitante fizer o movimento de sair do site, movendo o mouse em direção a barra de navegação do navegador. Esse overlay deve encorajar o seu visitante a continuar no seu site e focar a atenção para o CTA principal.

4. Adicione engajamento visual

Se você está tendo tráfego, mas a taxa de conversão está baixa, tente incorporar elementos visuais para melhorar o engajamento e manter a atenção dos visitantes.

De acordo com estudos adicionar um vídeo a sua landing page pode aumentar as conversões para em torno de 80%.

Mesmo se não for um vídeo, elementos visuais como fotos também ajudam a conversão. As pessoas gostam de ver o que vão comprar antes de efetivarem a compra. Por isso sites de e-commerce colocam, muitas vezes, mais de uma foto do produto, para que o público se sinta mais familiarizado com o produto, aumentando as chances da venda.

5. Apresentação do conteúdo

É importante que seu conteúdo seja facilmente scaneável, a pessoa tem que entender do que se trada só de passar os olhos. E as partes mais importantes devem estar destacadas.

Teste tudo que você fizer

Toda mudança que você fizer vai ter um impacto na sua conversão. Por isso testar é tão importante, você precisa ver se essas mudanças estão tendo impactos positivos ou negativos.

Comece mudando pequenos coisas como um título ou um call to action e monitore a performance e veja os resultados.


Fonte:

https://blog.kissmetrics.com/recover-from-low-landing-page-conversions/

 

Esse post foi publicado em janeiro de 2017

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