O Google Tag Manager é uma ferramenta capaz de inserir scripts em sites, centralizando todas as suas implementações de tags em um só lugar. Com seus recursos, você pode monitorar as métricas e rastrear os resultados do Analytics.

Acompanhar métricas e monitorar as etapas dos visitantes do seu site é uma necessidade que toda empresa possui. Para isso, era necessário fazer alterações no código das páginas, processo que poderia se tornar muito trabalhoso.

Com o Gerenciador de tags da Google, esse processo ficou muito mais simples e intuitivo. O GTM é uma ferramenta criada para deixar esse trabalho mais prático, dando autonomia às empresas que querem controlar suas tags. Nesse post iremos explicar um pouco mais sobre essa maravilhosa ferramenta. Abaixo você irá conferir:

Como acessar o Google Tag Manager

Google Tag Manager: Como integrar o gerenciador de tags do google ao google analytics

Google Tag Manager: quais extensões podem ajudar o seu negócio

Google Tag Manager: tutorial de como extrair o máximo de valor junto ao wordpress

Conclusão

Como entrar no Google Tag Manager: É necessário download?

O primeiro passo é acessar  o Google Tag Manager e fazer login com a sua conta Gmail. Você pode usar a mesma conta que você usa para acessar o Google Analytics.

Em seguida, a Google irá pedir para que você crie uma conta no GTM. 

Google Tag Manager : Adicionar nova conta

Em seguida, você irá configurar o primeiro contêiner. Através dele, irá configurar e hospedar os outros códigos que você irá usar no seu Tag Manager. 

Após escolher um nome para identificar seu contêiner, selecione web (onde ele será usado) e clique em “criar”. Você pode usar um contêiner para cada site, ou caso possua apenas um domínio, um para cada página do seu site. 

Google Tag Manager : Criar

Após aceitar os termos, o GTM irá mostrar o código que deve ser utilizado em todas as páginas nas quais você quer que suas tags rodem. 

Google Tag Manager : Instalação

Através desse código (que pode ser enviado ao seu desenvolvedor ou instalado por você mesmo), você poderá monitorar suas tags sem ter que utilizá-las múltiplas vezes. 

Uma vez que o código esteja devidamente inserido, você pode começar a adicionar suas tags. Em seguida, ao publicar o contêiner, você poderá ver suas tags sendo carregadas no seu site. A cada atualização realizada no contêiner, você deverá republicá-lo para ver a atualização ter efeito. 

Google Tag Manager : Publicar

Não é necessário o download de nenhum programa, apenas dos códigos nos contêineres certos.

Google Tag Manager: Como integrar o gerenciador de tags do Google ao Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta mais comum a ser utilizada por empresas que precisam analisar seu tráfego na internet e o comportamento online de seus clientes. Integrá-la com o GTM é bastante simples. Com um clique no menu “Tags”, no menu à esquerda da tela e em seguida clicando em “New”.

Google Tag Manager: tagueamento

Por se tratarem de ferramentas complementares, o Google entende que ambas trabalharão em conjunto, deixando-as já pré-configuradas. Você só precisará informar se está usando o Universal Analytics, a versão clássica ou o GA4. 

Uma vez que essa etapa esteja concluída, você deverá informar o ID do domínio que você irá usar. Para isso, entre no menu “Administrador” na parte superior, depois siga para a “Propriedade” em questão e clique em “Configurações da propriedade”.

Google Tag Manager: Propriedade

A última etapa é escolher em quais páginas sua tag irá rodar. Uma opção, para que o GA monitore todo o domínio é clicar em “todas as páginas”. 

Google Tag Manager: Configuração

O Google Analytics é uma poderosa ferramenta, que pode ajudar a gerir seu negócio de muitas formas. No entanto, pode ser um pouco complexo compreender todas as suas funcionalidades e extrair o máximo do seu potencial. Para isso, compilamos em um artigo tudo que você precisa saber sobre a atualização mais recente do analytics, o GA4. 

Google Analytics 4: A nova versão do GA que irá revolucionar a conexão de dados Web + Aplicativos

Google Tag Manager: quais extensões podem ajudar o seu negócio

O Google Tag Manager oferece muitas opções para a otimização do seu negócio. No entanto, através de algumas extensões ou plugins, você pode obter ainda mais informações. A seguir, listamos algumas opções que podem ser úteis para complementar o uso do GTM. 

Os plugins que abordamos aqui são:

1 – Modo de Visualização do Tag Manager

Através desse plugin é possível visualizar um “preview” da sua tag, possibilitando que você teste se ela está funcionando da forma esperada. Através desse modo de visualização você poderá ver como suas tags se comportam sem que elas sejam publicadas. 

Caso você instale uma tag do Google Ads através do GTM, por exemplo, através do modo de visualização você poderá acompanhar suas tags enquanto realiza outras atividades. Essas informações serão colhidas pelo GA e você poderá verificar, mesmo sem publicar a tag. 

2 – Google Tag Assistant

Um dos plugins mais populares para quem está acostumado a trabalhar com o GTM, o Google Tag Assistant funciona com qualquer script que seja da Google. Ele possibilita a identificação de informações instaladas e correção daquelas que apresentarem algum problema.  

Uma vez que essas informações foram identificadas ele também sugere passos para consertar aquilo que não estiver funcionando e otimizar o que puder ser melhorado. 

3 – Tag Manager Injector

Através desse plugin, antes mesmo de inserir uma tag ou script no seu site, você pode testar seus códigos e acompanhar como ele se comporta junto ao tag manager. 

Portanto, ele possibilita uma interação mais direta com seus desenvolvedores, uma vez que você poderá enviar para eles exatamente o que você precisa que seja inserido no seu site. Além disso, com a certeza do resultado. 

4 – Injector

O injector é um plugin que pode auxiliar a inserir CSS ou códigos javascript em suas páginas. Através dele é possível testar as tags do GTM em sites que não existem.

Essa ferramenta é ainda mais interessante, pois ela não é exclusiva para testes no GTM ou GA, aumentando ainda mais suas possibilidades.

Uma ótima opção de plugin tanto para o GTM quanto para o GA. O edit this cookie possibilita a visualização de cookies do GA, além de permitir que você insira, modifique ou exclua novos cookies.

É uma ferramenta muito útil para empresas que utilizam subdomínios ou possuem cross domain configurado no Google Analytics.

Google Tag Manager para WordPress: tutorial para integrar o GTM ao seu site

Através do plugin “Google Tag Manager for WordPress” é possível implantar tags de análise e marketing, bem como outros snippets de código usando uma interface de usuário da web intuitiva diretamente na plataforma do WordPress. Este plugin coloca os trechos de código do contêiner GTM em seu site wordpress para que você não precise adicioná-los manualmente. Vários contêineres também são suportados.

O plugin complementa a configuração do GTM ao enviar metadados da página e informações do usuário para a chamada camada de dados.

As páginas de ajuda oficiais do Google incluem mais detalhes sobre a camada de dados.

Infelizmente esse plugin ainda não está disponível em português, o que pode dificultar um pouco as coisas.

Conclusão:

Configurar tags e scripts pode ser um processo complexo e trabalhoso (e até depender de um programador), mas é fundamental para rodar ferramentas como o Google Ads, Google Analytics, etc;  Além disso, editar esses códigos para diferentes objetivos e cenários é um trabalho extremamente meticuloso, pois sem saber como codificá-los é impossível mudar suas tags. 

Por isso o Google Tag Manager é tão importante. Mesmo sem saber nenhuma linguagem de código é possível usá-lo ao máximo. Uma vez configurado o Tag Manager para o seu site você pode mudar qualquer uma das suas tags no momento em que bem entender, sem precisar mexer no código do site. Dessa forma você pode customizar todos os seus scripts para que se adequem à novas campanhas e cenários conforme você desejar. 

Não obstante, você ainda pode utilizar extensões para obter ainda mais insumos do seu tag manager ao utilizá-lo junto a ferramentas como o Google Analytics ou o WordPress para otimizar seu trabalho. Você também pode utilizar plugins e extensões para obter novas funcionalidades e torná-lo ainda mais flexível para atender às suas demandas de forma customizável. 

Caso queira saber mais sobre o assunto, nós compilamos mais algumas dicas sobre o Google Tag Manager nesse post aqui: 

Google Tag Manager: o que é, como usar e suas vantagens

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Esse post foi publicado originalmente em março de 2021 e revisado e atualizado pela última vez em abril de 2021

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