É aquela velha história. O cliente visitou o seu site, procurou um pouco, acrescentou um ou mais produtos ao carrinho e depois… foi embora sem ao menos concluir sua compra. Esse é um problema muito comum e que tem dado prejuízo no mundo do e-commerce. Mais de 74% dos carrinhos de compra online são abandonados por ano. E estima-se que 2015 deve ter acumulado $4 trilhões de dólares em mercadoria simplesmente esperando ser comprada.

Reduzir o número de carrinhos abandonados é o caminho para aumentar a receita – e esse é o nosso objetivo. Veja 30 formas infalíveis para recuperação de carrinho.

1. E-mail retargeting

Retargeting significa “mirar” de novo em um alvo que já foi apontado antes. É impactar um usuário pela segunda vez com uma comunicação dirigida baseando-se em seu histórico. Tenha o hábito de enviar uma série de e-mails, bem como segmentar aqueles que ignoraram o primeiro enviado. Experimente outras combinações, com séries curtas ou longas ou introduza progressivamente incentivos mais agressivos para aqueles que abriram e não agiram. Séries de disparos de e-mails de recuperação de carrinho são mais eficientes porque falam com os visitantes que demonstraram a intenção de comprar.

2. Explique tudo o que puder sobre os custos extras

A principal razão que os clientes dão para o abandono de carrinho são custos adicionais. A maneira mais fácil de resolver este problema é evitar esses custos. E se você precisa adicionar taxas de envio, impostos ou outras taxas, explique isso o mais cedo possível.

3. Explique em detalhes a forma de transporte

Os clientes têm sido treinados para exigir zero custos de taxa de entrega. Os seus concorrentes estarão oferecendo isso, e você não. Se você pode pagar um transporte isento de taxas, ótimo. Se não puder, não se esqueça de dizer tudo sobre os custos de envio.

4. Envie um e-mail logo depois que o cliente abandonar o seu site

Quando o cliente sai do seu site, você tem algumas horas para trazê-lo de volta. Supondo que você esteja usando alguma ferramenta de segmentação e e-mail marketing, envie um e-mail imediatamente. As primeiras horas após o abandono do site são a melhor oportunidade de recuperar clientes perdidos. E lembre-se de fazer e-mails com bom design, usabilidade, adaptados para o mobile, com Call to Action e incentivos para o comprador.

5. Evite formulários e áreas de login

reduzir o abandono de carrinho login social

Você está impedindo que os clientes comprem se eles não estiverem logados? Forçar os usuários a criarem uma conta pode funcionar para alguns sites, mas na maioria dos casos, você só está criando barreiras para a compra. Uma boa alternativa para processos de inscrição inconvenientes é usar o log in de redes sociais.

6. Faça o processo de compra levar de 3 a 5 passos

Quanto mais complicado o processo de pagamento, menor a chance das pessoas o completarem. Se você tentar encurtar o processo, certifique-se de que não está fazendo uma única etapa com muitos campos.

7. Dê ao cliente indicações claras sobre o progresso da compra

Isso ajuda o cliente a ver quanto falta para ele concluir a compra. As pessoas gostam de ter um sentimento de progresso e visualizar metas – como a compra de um item.

8. Use chamadas simples e Call to Actions

A existência de chamadas para a ação (Call to Actions) aumenta muito a chance de cliques. Você está usando CTAs no seu carrinho de compras também? Recomendamos a criação de um conjunto de “instruções” claras para cada fase do processo de pagamento. Por exemplo, diga ao usuário “Onde devemos enviar o seu material? Por favor, preencha seu endereço. “

9. Tenha a opção “Salvar para mais tarde”

Muitos clientes abandonam seus carrinhos pela simples razão de que estão usando-o como uma lista. Em vez de canalizá-los em um carrinho de compras, é mais fácil criar uma lista para eles, com uma opção para que eles concluam a compra mais tarde.

10. Fale com o cliente durante o processo de compra

Transforme a compra numa conversa, interaja. Crie um engajamento em tempo real. Não há necessidade de ser objetivo e frio sempre. Diga frases breves e casuais como: “Ok, estamos quase prontos.” e “Nós só precisamos de uma informação adicional aqui” Preencher formulários não é agradável, mas se você tornar isso menos chato para o cliente, terá mais chances de ter sucesso e conseguir conversões.

11. Não inclua links estranhos

Evite colocar links que levam o cliente para longe do carrinho de compras. Uma das formas mais comuns que os profissionais de e-commerce perdem clientes é tentando vender produtos relacionados. Muitas vezes, quando um cliente clica nestes produtos, ele nunca mais volta para o carrinho.

12. Crie páginas dos produtos envolvente e poderosas

Pense no que vem antes de se colocar algo em um carrinho: a página do produto. Crie algo de alta qualidade, com imagens interativas de produtos.

13. Estabeleça uma continuidade entre o que o cliente vê na página do produto e o que vê em seu carrinho

Mostre uma miniatura da imagem no carrinho de compras. O cliente quer ter certeza de que está comprando o item que selecionou.

14. Crie “compras fáceis”

É fácil apenas clicar e comprar, mesmo sem pensar sobre os prós e contras da compra. Crie o seu próprio processo de carrinho de compras easy-to-buy. Não vai funcionar para os clientes não registados, é claro, mas pode funcionar para os membros.

15. Evite surpresas

O processo de compra pode ser uma experiência estressante. O cliente está informando eu cartão de crédito, usando seu dinheiro. E então surge um pop-up confuso. Um pedido de código de desconto. Uma mensagem de “erro”. Um campo em falta. Você surpreendeu o cliente e o perdeu. Observe qualquer surpresa e deixe tudo claro e simplificado, sem fatores que poderiam ser vistos como uma interrupção.

16. Aumente a velocidade do site

Se o seu site for lento, os clientes vão sair. O carrinho de compras é um dos lugares mais importantes para aumentar a velocidade do site.

17. Adicione SSL

Tome todas as medidas para que os clientes se sintam seguros. SSL é considerado uma parte normal de um bom design e desenvolvimento. Se o seu site e o seu processo de pagamento não têm medidas de segurança, isso assustará alguns clientes – e poderá resultar numa alta taxa de abandono.

18. Mostre formas de contato comercial (no rodapé)

Outra forma de aumentar a confiabilidade do seu site é através da adição de formas de contato. Muitas empresas online exibem seu nome, endereço, número de telefone no rodapé do site. Esta é apenas mais uma maneira de dar aos seus clientes a garantia de que o seu negócio é legítimo e confiável.

19. Adicione um chat ou suporte por telefone na página de Check-Out

Se um cliente tem um problema, questão ou problema com a compra, o que eles farão? Tenha opções de suporte ou adicione um número 800.

20. Torne o carrinho fácil de editar

Seu carrinho de compras deve ser fácil de mudar. Excluir itens, mudar quantidades e ajustar opções de envio devem ser coisas intuitivas e simples. Não crie símbolos e botões confusos que podem acidentalmente remover tudo do carrinho.

21. Mostre símbolos de segurança na página de conclusão de compra

Sua página de check-out é o lugar para reforçar a segurança. Alguns emblemas de segurança bem colocados podem tranquilizar o cliente.

22. Exiba a sua política de devolução

Explique de forma clara e fácil. “Não gostou? Apenas devolva para nós. Sem perguntas. “

23. Limite as compras cruzadas. Elas podem confundir.reduzir o abandono de carrinho compra cruzada

Tentar empurrar outros produtos perto do momento de conclusão da compra pode apenas contribuir para o abandono do carrinho de compras – ao invés de gerar compras maiores. Então cuidado!

24. Adicione depoimentos em todo lugar

Uma chamada simples ou barra lateral com uma citação de cliente(s) pode manter o visitante interessado enquanto não fecha a compra.

25. Reveja o processo de compra pessoalmente, no mínimo uma vez por mês

Você tem experiência em primeira mão do carrinho de compras do seu site? Sabe o que os clientes estão enfrentando à medida que avançam no funil, preenchendo cada formulário, e completando cada campo? Teste o seu próprio carrinho, assim você será capaz de reduzir os problemas que podem estar contribuindo para o abandono.

26. Tenha cuidado com códigos de desconto

Códigos de desconto são uma faca de dois gumes. Por um lado, eles podem motivar os clientes a comprarem. Mas, também podem impedi-los de completarem a transação. Se um cliente não tem um código, por exemplo, ele pode deixar o local para procurar um… mas nunca mais voltar. Estatísticas mostram que mais de 1/4 dos compradores abandonam o carrinho porque “queriam um cupom de desconto.

27. Envie o mais rápido possível

Muitos clientes online querem que tudo termine o mais breve possível. Tome as providências para acelerar o transporte dos produtos.

28. Tenha mensagens de erro simpáticas e prestativas

Se um usuário fica frustrado com o processo de compra, pode sair. Crie notificações de erro que sejam úteis e diretas.

29. Aceite qualquer moeda

Se você oferecer vendas internacionais, certifique-se de que está fornecendo informações claras de conversão de moeda, bem como a aceitação de outras moedas.

30. Permita várias formas de pagamento

Com a proliferação do e-commerce, veio a expansão de métodos de pagamento. Permita que os compradores usar qualquer cartão de crédito, Paypal, Amazon, ou quaisquer outras formas que são comuns dentro do seu nicho.

Fonte: Kissmetrics 

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