Conhecer o YouTube Analytics é crucial se você deseja aproveitar ao máximo as possibilidades de um canal do YouTube. Ao quantificar os sucessos e falhas do seu conteúdo, você pode aproveitar as oportunidades para agregar valor aos inscritos e mantê-los envolvidos.

Além disso, você também pode expandir o alcance da sua marca no segundo maior mecanismo de pesquisa da web.

Já falamos aqui no blog sobre 10 métricas para ficar de olho e alcançar o sucesso no YouTube.

E, neste artigo, mostraremos a você:

  • Quais métricas você deve priorizar nas análises de canal do YouTube e por quê.
  • A diferença entre métricas de vaidade e dados acionáveis
  • Como escolher as informações certas para informar a estratégia de crescimento do seu canal

Como usar o YouTube Analytics

  1. Faça login na sua conta do YouTube.
  2. Clique no ícone do perfil no canto superior direito e, em seguida, no Creator Studio.
  3. Isso o levará ao painel do Creator Studio – você verá algumas análises básicas no meio da tela (tempo de exibição, visualizações, inscritos e receita estimada – falaremos mais sobre isso posteriormente).
  4. À esquerda deste painel, você verá um menu. Clique em Analytics para acessar o painel principal do YouTube Analytics.
Youtube Analytics

Recursos gerais do painel do YouTube Analytics

Cada cabeçalho de visão geral de cada página de análise apresenta menus suspensos à direita. É aqui que você pode restringir o período dos dados que está examinando.

As configurações padrão mostram os últimos 28 dias, mas você pode alterá-las para o que melhor se adapte às suas necessidades. Dependendo da página de análise, você também pode filtrar por continente ou país para obter informações geográficas específicas.

Por fim, se você já ficou confuso sobre o que significa uma opção no YouTube, procure o pequeno ícone cinza de ponto de interrogação. Clique nele para revelar uma dica útil!

Métricas para YouTube Analytics: o que medir para melhorar o desempenho do vídeo

A análise de vídeo do YouTube apresenta três seções principais: relatórios de receita, relatórios de tempo de exibição e relatórios de interação.

Vamos verificar primeiro os relatórios de tempo de exibição. É aqui que você encontra algumas das estatísticas mais discutidas, incluindo tempo de exibição, visualizações e retenção.

Relatório de tempo de exibição

Compila dados de seu canal do YouTube, vídeos individuais em seu canal e qualquer envolvimento dos aplicativos para dispositivos móveis do YouTube.

Aqui está um resumo rápido das análises mais importantes do tempo de exibição no YouTube e as perguntas que elas respondem:

  • Tempo de exibição: quanto tempo as pessoas assistem aos meus vídeos? Quantas visualizações tenho?
  • Retenção de público: com que consistência as pessoas estão assistindo meus vídeos? .Quando as pessoas estão interagindo com meu conteúdo? Quando eles param de assistir?
  • Dados demográficos: quem está assistindo meus vídeos? De quais países eles são?
  • Locais de reprodução: onde as pessoas estão realmente reproduzindo meus vídeos?
  • Origens de tráfego: onde as pessoas estão descobrindo meus vídeos?
  • Dispositivos: qual a porcentagem de minhas visualizações provenientes de computadores, dispositivos móveis ou outros locais?

Tempo de exibição e visualizações

Embora as visualizações e o tempo de exibição estejam na mesma página, essas estatísticas são interdependentes. Um vídeo do YouTube obtém uma visualização quando é assistido por 30 segundos ou mais.

As visualizações geralmente são consideradas a medida do sucesso de um vídeo. Mas, do ponto de vista de marketing, eles são principalmente uma métrica de vaidade.

(As métricas personalizadas são números facilmente infláveis artificialmente, portanto, não são a maneira mais precisa de medir o progresso do seu canal).

Ainda assim, se você tem um alto número de visualizações orgânicas, isso significa que seus vídeos estão bem otimizados e com uma classificação de destaque nas páginas de pesquisa do YouTube, o que é ótimo! Mais importante, se você dividir o tempo de exibição pelo total de visualizações, obterá um status extremamente valioso: a duração média da visualização.

Tempo de exibição ÷ visualizações = duração média da visualização

A duração média da visualização é uma estatística extremamente importante. Ela pode ser medido por vídeo ou para medir a quantidade média de tempo que as pessoas passam assistindo a vídeos em seu canal como um todo.

Se seus vídeos tiverem uma duração média de visualização alta, o algoritmo do YouTube verá que você está de olho na plataforma deles. Ele aumenta seu vídeo nas páginas de pesquisa e aumenta a probabilidade de seu conteúdo aparecer nas listas de vídeos sugeridos e recomendados. Quanto mais vídeos você tiver com altas taxas de retenção, melhor será o seu canal.

Retenção de público

O relatório de retenção de público acompanha o envolvimento dos espectadores ao longo do tempo. Aqui, você encontrará suas estatísticas de duração média das visualizações, uma lista dos seus vídeos com melhor desempenho e informações sobre como seus vídeos se comparam com os outros no YouTube.

A retenção é calculada com base na porcentagem assistida: se o vídeo tiver um minuto e as pessoas assistirem 30 segundos, a taxa de retenção será de 50%.

O YouTube acompanha dois tipos de retenção de público: retenção absoluta de público e retenção relativa de público. Para alternar entre eles, clique em um vídeo na lista abaixo do gráfico de retenção de público-alvo e, em seguida, volte para o gráfico. Você verá o filtro abaixo das principais estatísticas.

Retenção absoluta de público

A retenção absoluta de público mostra exatamente quais os momentos em seus vídeos mais assistidos e onde as pessoas tendem a desistir.

Se você tiver um vídeo de alto desempenho, consulte o gráfico de retenção de público-alvo absoluto para determinar os destaques. Identificar tendências de engajamento fornece uma ideia melhor do que seu público deseja ver, orientando seus esforços de criação de conteúdo.

Da mesma forma, se você tiver um vídeo com baixo desempenho, o gráfico Retenção absoluta de público mostrará quando as pessoas tendem a parar de assistir, para que você saiba como ajustar.

O YouTube recomenda prestar atenção especial aos primeiros 15 segundos dos seus vídeos. As apresentações têm a maior taxa de desistência. Se você perceber uma falta de envolvimento precoce, poderá:

  • Altere a descrição da miniatura 
  • Remova ou reduza uma introdução longa
  • Chame a atenção abordando o tópico do seu vídeo imediatamente

Retenção relativa de público-alvo

Aqui é onde você compara a taxa de retenção de seu vídeo com todos os outros vídeos do YouTube de duração semelhante.

Como essa comparação é baseada apenas na duração e não leva em consideração o conteúdo, é uma estatística menos útil que a retenção absoluta de público. No entanto, fornece um ponto geral de comparação entre seu conteúdo e outros vídeos no YouTube.

Dados demográficos

Para descobrir sobre as pessoas que assistem a seus vídeos, especificamente idade, sexo e localização geográfica, verifique os dados demográficos. Conhecer seu público-alvo pode ajudá-lo a tomar decisões de marketing mais informadas e direcionadas. Ou pode ajudá-lo a entrar em mercados que não havia considerado anteriormente.

Digamos que você seja um YouTuber com sede no Reino Unido que faz vídeos sobre a criação de plataformas de computador personalizadas. Você analisa a expectativa de encontrar um grupo demográfico de 18 a 24 anos, mas descobre que seu público é na verdade pessoas identificadas por mulheres nos EUA com 65 anos ou mais.

Armado com esse conhecimento, você pode ajustar o tom de seus vídeos para recuperar sua demografia esperada, direcionar para o público recém-descoberto ou procurar uma maneira de agradar a todos.

Locais de reprodução

Os locais de reprodução mostram onde seu conteúdo está sendo assistido na plataforma do YouTube ou em qualquer outro lugar online.

Se você deseja verificar o tráfego de fora das páginas do YouTube, role para baixo até a lista abaixo do gráfico e clique em Incorporado em sites e aplicativos externos. Isso exibirá uma lista de todos os lugares em que seus vídeos foram assistidos no período selecionado.

Descobrir onde seus vídeos estão sendo reproduzidos permite otimizar os gastos com anúncios nesses locais, oferecendo o máximo de seu dinheiro. Você também obtém informações sobre os hábitos de navegação e visualização do seu público, que podem até abrir portas para novas parcerias de divulgação de marketing.

Origens de tráfego

Aqui é onde você descobrirá como as pessoas estão encontrando seus vídeos.

É possível clicar em cada item da lista abaixo do gráfico para revelar informações específicas dentro dessa categoria.

Alguém o encontrou usando um termo de pesquisa específico? Você está recebendo um aumento de tráfego depois de aparecer em uma playlist importante do YouTuber? Essas são as perguntas que essas métricas podem ajudar a responder.

A análise dos dados das origens de tráfego fornece uma noção mais detalhada do alcance do seu canal, se você está analisando estatísticas relacionadas ao tráfego pago (por exemplo, anúncios do YouTube) ou tráfego orgânico (por exemplo, o recurso de vídeos sugeridos pelo YouTube).

Dispositivos

Dispositivos revela qual a porcentagem de usuários que assistem ao seu conteúdo em computadores, celulares, tablets, TVs inteligentes ou consoles de jogos.

Os dispositivos afetam os tipos de conteúdo que as pessoas assistem no YouTube, e como elas interagem on-line em geral.

Os usuários de celular tendem a assistir em movimento, e gravitam em direção a vídeos pequenos. É mais provável que os usuários de desktop comprem coisas on-line. Portanto, se o objetivo é as conversões, convém atender a esse mercado.

Por fim, é bom encontrar um equilíbrio, pois as pessoas assistem ao YouTube em todos os dispositivos. Os espectadores de Smart TV , por exemplo, são o mercado que mais cresce no YouTube. Seus números dobram ano após ano.

Relatórios de interação

As métricas de interação mais importantes incluem inscritos, likes e dislikes, comentários e compartilhamentos – basicamente todas as maneiras pelas quais os espectadores podem dizer diretamente como eles se sentem em relação aos seus vídeos. A análise desses dados mostrará as melhores oportunidades para alcançar e cultivar relacionamentos com seus assinantes.

Inscritos

A página Assinantes mostra tendências gerais em torno dos números de seu público. Existem três conjuntos de dados principais:

  • Assinantes: quantos assinantes você ganhou e manteve no período selecionado
  • Assinantes ganhos: número total de vezes que as pessoas se inscreveram nesse período mesmo que tenham se desinscrito novamente logo após)
  • Assinantes perdidos: desistência total de assinantes nesse período

Se sua contagem de assinantes mudar visivelmente, confira a opção Origem abaixo do gráfico da página. Ele exibe uma lista dos seus vídeos, classificando-os de acordo com o quanto eles influenciaram sua contagem de inscritos, positiva ou negativamente. Você também pode organizar esses dados por assinantes ganhos ou perdidos.

Assim como as visualizações, a contagem de inscritos é um pouco métrica, mas quanto mais inscritos você ganhar, mais autoritário seu canal aparecerá no YouTube, levando a ainda mais inscritos, visualizações, dados e insights!

Nota: os dados dos assinantes não são exibidos em tempo real. O YouTube monitora estritamente a contagem de assinantes para garantir que ninguém esteja tentando aumentar artificialmente seus seguidores. Isso significa que, se você postar um vídeo que acenda controvérsias inesperadas em seu canal, os dados do Assinante poderão não causar impacto até 48 horas depois.

Likes e dislikes

Assista seus likes, dislikes e comentários com atenção para garantir que você não esteja perdendo contato com seu público.

Estas funções permitem que os espectadores se expressem com um clique. Semelhante ao Views, os Likes são um pouco métricos, mas quanto mais você tiver, melhor será a sua classificação no SEO do YouTube.

Você provavelmente não deseja antipatias no seu canal, mas se elas forem equilibradas por gostos suficientes, pode não ser tão ruim. Se seus vídeos lidam com tópicos polêmicos, por exemplo, likes e dislikes simplesmente representam pessoas caindo em lados diferentes da cerca.

Para ter uma noção mais clara das motivações por trás de curtidas e não curtidas em seus vídeos, você precisa se aprofundar nos comentários.

Comentários

Comentários acompanham quantos comentários você tem em cada vídeo, mas não mostra os comentários. Se um vídeo ganha muito envolvimento na forma de curtidas e visualizações, você pode ler os comentários para entender melhor o que está motivando essas interações.

Você deve monitorar constantemente os comentários em seu canal. Responder a comentários que você considera valiosos – positivos ou negativos – mostra ao seu público que você está ouvindo. É uma boa maneira de promover mais engajamento e aumentar sua comunidade.

Infelizmente, as seções de comentários também podem ser tóxicas, principalmente se não forem bem moderadas. Lembre-se de sinalizar instâncias de abuso ou spam para o YouTube para manter seu canal em um ambiente seguro para assinantes.

Compartilhamentos

Os compartilhamentos são a última grande métrica do envolvimento do usuário. Os compartilhamentos são definitivamente mais importantes do que curtidas, pois mostram que alguém se importava o suficiente com o seu vídeo para incentivar outras pessoas a assisti-lo.

Clique no filtro do serviço de compartilhamento para ver dados de onde seus vídeos estão sendo compartilhados. Você também pode filtrar por localização geográfica, dispositivo ou data.

Como você pode ver nesta captura de tela, o YouTube rastreia apenas os compartilhamentos gerados por cliques no botão de compartilhamento. Esses tipos de compartilhamento contam mais para o SEO do YouTube. Para aumentar seu canal com mais eficiência, faça como os famosos YouTubers: convide seus espectadores a curtir, compartilhar e se inscrever no final de seus vídeos.

Relatórios de receita

Em janeiro de 2018, o YouTube estreitou as regras sobre monetização de canais: para serem qualificados para anúncios, os canais do YouTube devem acumular 4.000 horas de tempo de exibição e ter pelo menos 1.000 inscritos, além de seguir as regras e regulamentos da plataforma.

O recurso Relatórios de receita mostra quanto você está ganhando no YouTube em um determinado período e de onde se originam seus fluxos de receita, incluindo:

  • Anúncios que outras empresas estão pagando para exibir em seus vídeos
  • Seus próprios anúncios pagos no YouTube
  • Fluxos de renda de outros lugares da plataforma (como o Super Chat do YouTube)

Para simplificar, vou dar uma breve visão geral do próprio recurso Relatório de receita. Se você estiver pronto para começar a ganhar dinheiro com publicidade no YouTube, recomendo consultar o guia que escrevi em março.

Receita

As duas principais estatísticas a serem rastreadas em Receita são:

  • Receita estimada: receita total projetada de todos os anúncios vendidos pelo Google
  • Receita estimada de anúncios: receita projetada apenas dos anúncios AdSense e DoubleClick

Como outras análises de vídeo do YouTube, você pode filtrá-las por data e localização geográfica.

Rolar abaixo do gráfico de receita levará você à sua lista de vídeos geradores de receita. Por padrão, você começará com o vídeo mais rentável dentro do período.

Use o recurso Relatório de receita para identificar padrões de ganhos. Se você está ganhando mais dinheiro em determinados dias da semana, considere modificar sua programação de lançamento de conteúdo para aproveitar essas tendências.

Também é bom diminuir o zoom e ver se há padrões mais amplos com base na época do ano.

Digamos que sua empresa vende equipamentos para esportes de inverno e você anuncia no YouTube. Você pode identificar um novo aumento na receita imediatamente após a temporada de esqui, quando as pessoas se aproveitam das ofertas pós-temporada.

Para ter uma visão panorâmica de todo o seu histórico de receita e começar a aproveitar as tendências de longo prazo, selecione “tempo de vida” no menu suspenso à direita acima do gráfico.

Como melhorar seus rankings de pesquisa do YouTube

Aproveitar suas sugestões do YouTube Analytics é uma maneira garantida de melhorar seu SEO do YouTube. Como em qualquer tipo de SEO, a melhor prática é produzir conteúdo valioso de alta qualidade com o qual as pessoas se envolvem e compartilham com seus amigos.

Aqui estão algumas dicas finais para impulsionar o SEO do seu canal, para que seus vídeos tenham uma classificação alta nas páginas de pesquisa e vídeos sugeridos do YouTube.

Inclua palavras-chave na descrição do seu vídeo

Encontre palavras-chave relevantes usando o Planejador de palavras-chave do Google e também não se esqueça de realizar algumas análises competitivas. Escolha o que outros YouTubers do seu nicho estão incluindo nas descrições dos vídeos e inclua o que faz sentido.

O YouTube também apresenta “tags”, partes de metadados que ajudam a orientar como seus vídeos aparecem na pesquisa orgânica. Você pode incluir até 500 palavras em tags, que devem estar alinhadas com o tópico do seu vídeo.

Siga as regras

Com base no ponto anterior, ao escrever suas descrições de vídeo, verifique se elas seguem as diretrizes do YouTube sobre metadados.

O YouTube também possui várias outras políticas sobre o conteúdo que você pode incluir nos seus vídeos. Essas são regras de bom senso e não devem ser muito difíceis de seguir.

Carregar vídeos regularmente

O YouTube está se tornando mais popular que a TV comum, principalmente entre os mais jovens, mas o desejo de conteúdo em um cronograma previsível não mudou. Se você pode cultivar um público que está contando os minutos até o próximo lançamento, é um sinal claro de que você está fazendo sucesso na plataforma.

Espero que esse artigo tenha sido útil e ajude o seu canal a bombar no Youtube. Se você tiver dúvidas e quiser ajuda sobre o tema, não hesite em entrar em contato conosco.

LINKS DE ALGUNS MATERIAIS SOBRE MÉTRICAS EM MARKETING DIGITAL E YOUTUBE ANALYTICS:

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Esse post foi publicado em junho de 2021

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