O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita que organiza seus dados em relatórios e painéis claros e intuitivos, de forma totalmente personalizada e editável.

Uma das etapas mais importantes do marketing digital é mensurar e interpretar suas aquisições frente aos objetivos estratégicos definidos, afinal, orientar decisões baseadas em dados é indispensável para criar uma tomada de decisão eficiente, capaz de gerar resultados satisfatórios.

No entanto, saber como e quais informações devem ser organizadas em gráficos e planilhas, através de um dashboard, pode ser desafiador. Para facilitar este processo, a Google lançou em 2016 o Data Studio, de forma que os usuários conseguissem apresentar os dados coletados de forma mais prática e clara através de funcionalidades intuitivas na plataforma.

Nesse post, iremos explicar um pouco mais sobre como usar essa ferramenta. Abaixo você confere:

Tutorial: Como usar o Google Data Studio

O principal objetivo dessa ferramenta é facilitar a composição de relatórios e dashboards. Através dele é possível organizar métricas recolhidas em diversas outras plataformas em um painel claro e intuitivo. Além disso, é possível editá-lo simultaneamente com outros membros da equipe e salvar os resultados na nuvem.

Para usar o Google Data Studio, o primeiro passo é possuir uma conta Google, ou um Gmail. Após criar a sua conta, você poderá simplesmente clicar em “Google Data Studio” e em seguida em “use it for free”.

Existem três abas principais para serem analisadas. A de relatórios, fonte de dados e o explorador. Começando pelos relatórios, você pode começar imediatamente após criar sua conta.

Google Data Studio: Dashboard exemplo

Uma vez já na plataforma, você pode clicar no botão “criar”, e começar esse processo. A ferramenta oferece alguns templates pré-elaborados para facilitar a familiarização com o uso da ferramenta. São eles:

  • Relatório de tutorial: passo a passo interativo em inglês para aprender a usar a plataforma;
  • Marketing da Acme: exemplo de relatório para websites;
  • Search Console Report: exemplo de relatório com informações importadas do Search Console;
  • Google Ads Overview: exemplo de relatório com informações importadas de uma conta do Google Ads;
  • YouTube Channel Report: exemplo de relatório com informações de um canal do YouTube.

Há também a opção da galeria de modelos, com mais opções de dados disponíveis. Além disso, você pode criar um relatório do zero, clicando em “relatório em branco”.

Já na fonte de dados você poderá visualizar a lista de aplicações integradas ao Google Data Studio. Clicando em “criar” e em seguida em “origem de dados” você irá ver um catálogo com mais de 150 opções de diferentes desenvolvedores como:  

  • Google Analytics
  • Google Ads
  • Google Sheets
  • BigQuery
  • Campaign Manager
  • Cloud Spanner
  • MySQL
  • Search Console
  • YouTube Analytics
  • TV Attribution
  • AdRoll
  • Analytics Canvas
  • Amazon Seller
  • Amazon Ads
  • Bing Ads
  • Bing Webmaster Tools
  • eBay Seller Central
  • Facebook Ads
  • Facebook Insights
  • HubSpot
  • Instagram Ads
  • LinkedIn Ads
  • MailChimp
  • PayPal
  • Pinterest
  • SEMRush
  • SocialBakers
  • Twitter
  • Tumblr
  • Vimeo

Passando o mouse sobre o aplicativo desejado, basta clicar em “selecionar” e em seguida autorizar a integração. É um processo muito prático e intuitivo. 

Por último, temos o explorador: através dele, você pode experimentar a integração de dados de forma livre, compreendendo um pouco mais sobre o funcionamento manual da plataforma.

Vantagens do Google Data Studio: como usar essa ferramenta?

O Google Data Studio é a principal ferramenta de visualização de dados do mercado, com integração a diversas outras plataformas do Google. Dentre algumas das funcionalidades, já abordadas aqui, é importante destacar as vantagens que ele pode gerar para a sua equipe:

1- É simples e fácil de usar: O Google Data Studio é extremamente acessível, necessitando apenas de uma conta Google, sem necessidade de efetuar downloads. Além disso, a ferramenta disponibiliza layouts prontos para facilitar a criação de relatórios, modelos de dados para fácil integração e facilidade de compartilhamento através de links. Isso faz com que a ferramenta seja fácil de usar e compartilhar com os demais membros da equipe.

2- Economiza tempo e promove uma maior eficiência: Condensando dados de diversas fontes em um único dashboard, você pode poupar muito tempo, entre utilização de diferentes ferramentas, localização de dados espalhados e a produção de relatórios. Integrar informações de diferentes fontes em apenas um dashboard personalizado ajuda a sua equipe a visualizar seus dados de forma global, dando um suporte analítico mais eficaz de quais ações devem ser tomadas.

3- Integração com ferramentas Google: Por se tratar de uma ferramenta da Google, o Data Studio facilita a integração com as demais plataformas (como o Google Analytics, Google Ads, Google Search Console, Google Sheets etc). No entanto, caso você não encontre uma fonte de dados que atenda às suas demandas dentre as oferecidas pela plataforma, você pode desenvolver sua própria integração, facilitando a consolidação de dados, ou até comprar uma conexão pré-pronta, caso a mesma já tenha sido desenvolvida.

4-  Personalização quase ilimitada: A ferramenta disponibiliza um espaço para a criação e edição tanto de dashboards quanto de integração com fontes de dados. Isso cria inúmeras possibilidades em meio às especificidades de cada usuário, deixando seus relatórios e dashboards a cara da sua empresa.

O Google Data Studio é gratuito? Qual é o preço? Está disponível em português?

Atualmente, devido a sua grande demanda, o Google Data Studio é totalmente gratuito e foi disponibilizado em português. Através dele, você pode extrair dados do Google Ads, Google Analytics, YouTube, BigQuery, Attribution 360 e Planilhas Google para relatórios, sem qualquer custo para a plataforma.

Quanto a grandes volumes de dados e necessidade de processamento sem amostragem em tempo real, é possível adquirir o GA 360, que oferece diversas outras vantagens. Você pode conferir se elas valem a pena para o seu negócio neste post: 

Google Analytics 360: os recursos que valem o investimento

Utilização do Google Data Studio: É preciso download?  

O Google Data Studio é uma ferramenta disponibilizada pelo Google com o objetivo de apresentar resultados de forma prática e intuitiva. Por esse motivo, não é necessário o download. É possível criar dashboards de forma inteiramente online. 

Através dele é possível integrar seus dados com o GA, Google Sheets, Google Ads, bancos de dados, etc. Além disso, a única coisa que você precisará para usar o Google Data Studio é uma conta Google e acesso ao Google Drive.

É importante pontuar que o Google Data Studio armazena os arquivos no Google Drive, mas ele e os navegadores compatíveis com a ferramenta são: Chrome, Firefox e Safari.

O Google Data Studio é fácil de usar? Ou é necessário um curso? 

Como a maioria das ferramentas da Google, o Data Studio é extremamente intuitivo para o uso. A maioria dos templates já estão prontos e caso nenhum deles atenda a necessidades específicas da sua empresa, você sempre pode personalizá-los.

No entanto, a implementação completa dessa ferramenta, junto às demais plataformas da Google (como o Google Ads, Google Analytics, Google Tag Manager, etc), pode ser bastante desafiadora, ainda mais se você planeja extrair o máximo do seu potencial.

Para isso, desenvolvemos uma checklist para ajudá-lo a escolher uma agência que possa ajudar nesse processo. Você pode conferir essas dicas no post abaixo:

Consultoria Google Analytics: Como escolher a melhor empresa

Conclusão

O Google Data Studio é uma ferramenta indispensável para apresentação de resultados, muito útil para auxiliar equipes de marketing a trabalharem em conjunto, de forma simultânea e otimizando tempo.

O Data Studio é uma ferramenta extremamente acessível, não sendo necessário o download de nenhum programa. Além disso, a ferramenta permite o compartilhamento de dashboards através de apenas um link, facilitando o trabalho em equipe. Através dele também é possível integrar dados de diversas ferramentas Google (como o Google Ads, Analytics, Planilhas, Search Console, etc).

Através dessa ferramenta você também pode personalizar seus dashboards para apresentar as informações mais importantes para o seu negócio, ou usar um template pronto que atenda às suas necessidades.

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Esse post foi publicado em julho de 2021

Tag: #Avantare, dashboard, Google, google data studio, relatório

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